quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma aula de cultura e ecologia em Quixadá



Publicado originalmente no sitio www.ifce.edu.br

O campus de Quixadá promoveu, nos dias 3 e 6 de junho, a IV edição do projeto Ecotrilhas. O primeiro dia do evento foi realizado na Fazenda Não me Deixes, onde morou a escritora cearense Rachel de Queiroz, no distrito de Daniel de Queiroz. Na atividade, 20 alunos do segundo semestre do curso técnico em Guia de Turismo conduziram outros 20 novatos do mesmo curso e, aproximadamente, 50 estudantes da Escola de Ensino Fundamental Francisca Teixeira, do distrito de Califórnia, por trilhas ecológicas na fazenda.

No segundo dia, foram percorridos caminhos urbanos pelo Centro de Quixadá. Entre os locais visitados, estiveram a Catedral Municipal, ruas históricas da cidade, a Praça José de Barros e o Memorial Rachel de Queiroz, localizado no Chalé da Pedra. A atividade integra a programação de aniversário do IFCE Quixadá, que completa três anos de fundação oficial no próximo dia 10 de junho.

Segundo o professor e geógrafo Alexandre Queiroz Pereira, um dos coordenadores do evento, o Ecotrilhas combina as dimensões de ensino e extensão, ao treinar futuros guias de turismo e, ao mesmo tempo, envolver alunos das escolas públicas, geralmente de baixa renda.

A estudante Samarya Dantas, 12, da 8ª série da Escola Francisca Teixeira, foi uma das mais empolgadas ao conhecer a fazenda e a coleção de livros da romancista. “Achei a visita muito inspiradora, a casa dela incentiva a gente a escrever”, empolgou-se. “Vou sair daqui mais inspirada”, confessou a adolescente, dizendo gostar de “inventar histórias”.

Imagem: Alunos conhecem casa onde morou Rachel de Queiroz (foto: Ícaro Joathan)

Ícaro Joathan - campus de Quixadá