segunda-feira, 26 de abril de 2010

NOSSAS PESQUISAS - A INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO: OPORTUNIDADES (D)E ADEQUAÇÕES

O professor Nicolai H. Dianim Brion, linguista, desenvolve atualmente pesquisa sobre o recebimento de turistas falantes de inglês pelos hotéis do município de Quixadá. Logo abaixo, um resumo de seus escritos:

A maneira de se desenvolver e trabalhar com turismo tem mudado, especialmente nas últimas duas décadas. Destaca-se a criação do Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) pelo Governo Federal, em 1987, o que possibilitou o crescimento de atividades turísticas em diversas cidades do interior do país. Regiões antes tidas como inóspitas ou que apresentavam baixa viabilidade para o recebimento de turistas – como o sertão nordestino, com seu áspero clima semi-árido – vêm conseguindo apresentar bons resultados.

Entre as modalidades turísticas alternativas de maior notoriedade, temos o ecoturismo e o turismo de eventos e negócios. No estado do Ceará, exemplo prático de resultados positivos na área do ecoturismo é o município de Ubajara, cujo parque nacional atrai centenas de visitantes todos os anos. Os municípios de Tejuçuoca e Guaramiranga, por sua vez, são exemplos de sucesso na organização de eventos. Este com o já consagrado “Festival de Jazz & Blues”, enquanto aquele caminha firmemente para a consolidação do festejo “Tejubode”.

A cidade de Quixadá, no coração dos Sertões Cearenses, apresenta riquíssimo potencial turístico, em diversas modalidades – ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo de esporte, apenas para citar algumas. Entretanto, sua enfraquecida infraestrutura urbana ainda representa um entrave ao pleno desenvolvimento desse segmento da economia. As dificuldades mais evidentes incluem um deficitário arcabouço de transporte e saúde, além de problemas mais direcionados à área do turismo em si, como a quase nula estrutura de agenciamento.

Diante do quadro ora exposto e havendo tomado conhecimento da presença de visitantes oriundos de outros países em terras quixadaenses, resolveu-se sair a campo e pesquisar, entre os maiores hotéis do município, de que maneira os turistas estrangeiros, especificamente aqueles falantes de língua inglesa (como língua nativa, segunda língua ou língua estrangeira), estão sendo recepcionados no tocante às suas necessidades linguísticas, isto é, se os hotéis dispõem de um aparato mínimo para bem atendê-los.