terça-feira, 6 de julho de 2010

Viagens Turísticas perpassadas pelos valores da sustentabilidade

Profa. Débora Garcia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus Quixadá - Curso Técnico em Guiamento
Universidade Aberta do Brasil - UAB - DEaD


Representado pelos grands tours as viagens turísticas nas sociedades pré-industriais tinham um significado de desbravamento, contemplação e foco na experiência em si, porem vislumbramos hoje uma tendência da “indústria sem chaminés” uma massificadora das experiências das viagens.
Contextualizando, temos que a sociedade contemporânea freqüentemente mostra-se de maneira hedonista e voltada para o consumo. Através dos pacotes turísticos as atividades ocasionalmente são propulsoras de grandes espetáculos, vazias de significado, utilitarista e a favor da lógica econômica do consumo segmentado.
Em meio a uma sociedade que busca incessantemente o prazer em ciclo vicioso de imediatez e efemeridade, percebe-se que a viagem turística quando permeada pelos valores de sustentabilidade, propicia experiências de verdadeiros sentidos para o sujeito viajante, satisfação plena, logo que o sujeito torna-se protagonista da sua viagem. Atos próximos a valores criativos, autônomos, percebidos de sensações gratificantes, prazerosos, lúdicos e embasados no autoconhecimento.
Logo que, no contexto de um mercado das viagens a motivação que estrutura o turismo é direcionada pelas teorias da administração clássica, cabendo um despertar desta analise a partir de uma profunda reavaliação do segmento por abordagens epistemológicas e filosóficas. Propiciando um tempo de encontro consigo mesmo, liberto do tempo do trabalho, o homem deve sair nas viagens em busca de um tempo repleto de sentido próprio, para tanto este homem obrigatoriamente precisa ser o protagonista desta experiência.

Portanto, além de perpetuar o aprofundamento nos estudos do turismo a partir de paradigmas humanistas, necessitamos estender a idéia da sustentabilidade para o trade, comunidade, iniciativa publica e para o sujeito da viagem, o turista.