terça-feira, 20 de abril de 2010

Nossas Pesquisas - Reflexões sobre lazer, turismo e ócio na sociedade hipermoderna

Professora Débora Garcia, turismóloga, desenvolve suas pesquisas analisando as práticas turísticas na hipermodernidade. Confira o resumo de sua pesquisa atual.

Este estudo aponta para reflexões sobre a viagem turística e a consciência do
Lazer na hipermodernidade. Considerando que as viagens turísticas nas
sociedades pré-industriais tinham um significado de desbravamento, contemplação
e com foco na experiência em si, vislumbramos hoje uma tendência da indústria
do lazer massificando as experiências de viagem. O objetivo do estudo é de
verificar como a viagem turística, inserida na indústria do lazer pode se
comprometer com os valores do ócio humanista no contexto da hipermodernidade. O
estudo origina-se da investigação proposta pela pesquisa de dissertação de
mestrado intitulada “sentidos da viagem turística na contemporaneidade” em
desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha de
pesquisa sobre Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais da
Universidade de Fortaleza/UNIFOR, Brasil. No estudo utiliza-se das principais
contribuições teóricas do sociólogo Gilles Lipovetsky (2007) para
contextualizar a atual sociedade hedonista de hiperconsumo, dialogando com os
estudos do Instituto de Ócio da Universidade de Deusto. Em meio a uma sociedade
que busca incessantemente o prazer em ciclo vicioso de imediatez e efemeridade
dentro de uma indústria de lazer, infere-se que a viagem turística quando
permeada pelos valores de ócio autotélico, pode ocorrer satisfação plena,
experiências de verdadeiros sentido para o sujeito viajante, logo que o sujeito
torna-se protagonista da sua viagem. Atos próximos a valores criativos,
autônomos, percebidos de sensações gratificantes, prazerosos, lúdicos e
embasados no autoconhecimento.