sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nossas Pesquisas - O papel das linguas estrangeiras na formação do guia de turismo

ESPANHOL COM FINS ESPECÍFICOS: PRÁTICAS NA AVALIAÇÃO E NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO DE GUIA DE TURISMO – QUIXADÁ/CE

Resumo das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Cícero Anastácio Araújo de Miranda


O município de Quixadá está localizado a 164 quilômetros de Fortaleza, e faz parte da macrorregião turística do Sertão Central do Ceará. O Município destaca-se na área do turismo por possuir uma natureza diversa. Com o aumento da visitação, houve demanda para a profissionalização dos agentes atuantes do turismo da região. A partir dessa necessidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferta, desde 2007, o curso de Guiamento Regional Especializado em Atrativos Naturais. Dentro da formação desses profissionais foi incluído o ensino do espanhol como língua estrangeira. Dentre os muitos desafios presentes no ensino de uma língua estrangeira para fins específicos, está a avaliação e a elaboração de um material didático, suficientemente útil para tal objetivo. O presente trabalho tem como metas principais, avaliar os materiais didáticos disponíveis no mercado, levando em consideração a sua aplicabilidade na formação de guias de turismo; e encontrar os melhores caminhos a serem tomados, para a escolha de um material didático específico para tal fim. Com esses objetivos, buscamos fazer uma revisão bibliográfica do já existente sobre o assunto, que nos apresentasse um norte a ser seguido. Dessa forma, avaliamos três dos materiais mais usados em Fortaleza, por ser uma cidade que representa um núcleo de cursos de línguas. Observamos os conteúdos que pudessem ser voltados para a formação dos guias e, finalmente, ouvimos professores da área sobre suas dificuldades e práticas na produção dos materiais instrucionais de suas aulas nos cursos de Turismo. Como resultados, apresentamos as dúvidas e angústias desses professores, as nossas conclusões sobre os materiais avaliados e a proposição de um caminho a ser seguido, na formatação de materiais úteis para o ensino de espanhol para guias regionais e profissionais de turismo em geral.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROJETO ECOTRILHAS: Caminhos de Quixadá contempla alunos do ensino da Rede Estadual de Ensino



O Projeto Ecotrilhas: caminhos de Quixadá promoveu a realização de trilhas interpretativas, direcionadas aos alunos do ensino básico e técnico do município de Quixadá, que tiveram a oportunidade de estabelecer um contato saudável e educativo com o ambiente visitado. O roteiro abrangia o centro do Município de Quixadá e o entorno do Açude do Cedro. A primeira edição ocorreu nos dias 08 e 09 de dezembro, envolvendo 82 alunos da Escola Estadual José Martins Rodrigues e ainda os alunos do Curso Técnico de Guia de Turismo do IFCE Campus Quixadá. A atividade desenvolvida pelos Professores Alexandre Queiroz, Francisca Góis e Lucas da Silva, ambos do curso técnico de Guia de Turismo teve como objetivo geral despertar a imaginação geográfica e a consciência ambiental da sociedade local, através do desenvolvimento da prática didática turísticas dos caminhos urbanos e das ecotrilhas.